Num passado que parece já muito distante, compraríamos um determinado detergente simplesmente porque a marca afirmava ter o produto que lavava mais branco.

Hoje, necessitamos de mais. Há uma imensidão de marcas ao nosso dispor e precisamos de mais factos, mais promoções, mais experiências emocionais, para comprarmos e para nos fidelizarmos a uma marca.

 

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O storytelling traz esse fator a “mais”. Atribuir uma narrativa ou várias narrativas à sua marca acrescenta-lhe valor e traz-lhe exatamente aquilo que procuramos enquanto consumidores: uma marca com a qual nos consigamos identificar e que nos ofereça uma verdadeira experiência.

 

1. Mostra uma personalidade

 

 

Para que nos identifiquemos com as marcas, é preciso que elas comuniquem como são e o que melhor as caracteriza. Contar histórias sobre a marca e sobre o produto/serviço é a melhor forma de o fazer. A personalidade vai-se revelando nas narrativas e torna-se desnecessário que esteja a falar diretamente sobre a sua marca e as respetivas vantagens, a toda a hora.

 

2. Cria uma ligação mais emocional

 

 

As histórias – especialmente as bem contadas - têm o poder nos tocar, de nos fazer rir ou chorar. Elas acontecem connosco todos os dias, em qualquer lugar. Ao usar o storytelling na sua marca, transmite emoções que o público reconhecerá e tomará como suas. Isto porque, quando ouvimos histórias, são desencadeados vários processos no nosso cérebro, como sincronização neural.

 

3. Adiciona um toque de entretenimento

 

 

É um facto que, hoje em dia, procuramos cada vez mais o entretenimento, seja através do cinema, da televisão ou da literatura, seja para relaxar ou até aprender. Esta tendência também marca a atualidade para as marcas. De facto, 92% dos consumidores preferem que as marcas façam anúncios publicitários que pareçam uma história. Como tal, ao usar o storytelling, as marcas estão a dar ao público aquilo pelo que ele anseia.

 

4. Torna a marca mais memorável

 

 

Está provado que experiências com elevada carga emocional – como ouvir uma história bem contada – libertam dopamina no nosso cérebro, uma substância que faz com que nos lembremos melhor das coisas. As histórias têm o poder de nos prender de uma forma que poucas coisas conseguem e, por isso, ficam mais rapidamente registadas na nossa memória. Se o usar bem, o storytelling poderá, portanto, ajudar a que a sua marca se torne mais recordada pelo público.

 

VER TAMBÉM: A FORÇA DO HÁBITO

 

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